Facebook

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Os maiores Dramaturgos do Teatro...













Em uma conversa nesta semana com professores de teatro aqui em Vila Velha no Estado do Espírito Santo , pude compreender o porque de muitos artistas citarem a maioria dos dramaturgos atuais como cópias ou sequencias remodeladas, isto é visto pelos estudiosos no assunto como falta de criatividade, talvez sim, ou então apenas uma questão de observar o que é bom e querer fazer algo próximo ao que considera de qualidade. Certos ou errados teremos que ler as entrelinhas das versões que já existem para opinar. Então após sair da reunião resolvi buscar as pesquisas dos meus arquivos e pude ver que existem muitos dramaturgos na lista dos melhores do mundo (muitos mesmo), desde a criação do Teatro pelos Gregos nos moldes que conhecemos, por volta do século VI a.C. até hoje. Podem ser classificados pela época em que viveram, pelo estilo (naturalista, clássico, contemporâneo, etc), a lista só vai crescendo se você for anotar. Vou citar apenas alguns representantes e seus países e exemplos de suas obras. Alguns grandes tem suas obras consagradas e perduram até hoje. E obrigatoriamente, começo com Shakespeare, considerado o maior dramaturgo de língua inglesa de todos os tempos.
William SHAKESPEARE – Inglaterra
Hamlet, Romeu & Julieta, MacBeth, A Megera Domada, Rei Lear, A Comédia dos Erros, Sonhos de Uma Noite de Verão, Otelo, Ricardo III, Henrique V, Muito Barulho Por Nada
MARTINS PENA – O Noviço, O Juis de Paz na Roça – 1º Dramaturgo importante no país, fundou a Comédia de Costumes no Brasil
NELSON RODRIGUES – Vestido de Noiva, A Falecida, Beijo no Asfalto – O mais revolucionário personagem do teatro brasileiro, abriu as portas à moderna dramaturgia do país
ODUVALDO VIANNA FILHO – Allegro Desbum, Rasga Coração (censurada na época, 1974) – Na TV, criou A Grande Família
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Eles Não Usam Black-Tie – marco da dramaturgia brasileira, ao retratar a luta operária e a divisão de classes e os conflitos sociais referentes ao proletariado
DIAS GOMES – O Pagador de Promessas – poucas obras no Brasil foram tão premiadas quanto esta. Traduzida e encenada no mundo todo, em mais de 12 idiomas. A adaptação para o cinema recebeu a Palma de Ouro em Cannes, em 1962.
ARIANO SUASSUNA – A Pedra do Reino, Auto da Compadecida – esta última foi traduzida e representada em 9 idiomas – Defensor militante da Cultura Brasileira
AUGUSTO BOAL – Arena Conta Tiradentes - Mundialmente premiado diversas vezes, fundou o Teatro do Oprimido, que tem centros de difusao nos EUA, França e Brasil
MARIA CLARA MACHADO – Pluft, o Fantasminha (marco do teatro infantil) - Fundadora do Teatro Tablado
PLINIO MARCOS – Dois Perdidos Numa Noite Suja, Barrela, Navalha na Carne – suas peças foram traduzidas, publicadas e encenadas em francês, alemão, inglês e espanhol. Recebeu os principais prêmios nacionais em todas as atividades que abraçou em teatro, cinema, televisão e literatura, como ator, diretor, escritor e dramaturgo.
Fonte(s):
Várias matérias sobre teatro e arquivo pessoal. Seguimos revirando e buscando o que há de bom para comentar sobre esta arte.


Nova chance para artistas:
FCMS amplia os prazos para as inscrições em editais: Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) continua recebendo inscrições dos artistas que pretendem participar de suas atividades em 2013. O Marco – Museu de Arte Contemporânea receberá até o dia 31 de janeiro as propostas de pessoas interessadas em participar do seu “Programa de Exposições 2013”.

O prazo foi prorrogado e o resultado será divulgado nos sites do museu e da Fundação de Cultura a partir do dia 10 de fevereiro. O Marco dispõe de quatro salas para exposições temporárias visando a divulgação do artista contemporâneo e o reconhecimento do artista consagrado e uma sala com exposição permanente de obras do seu acervo.


Mais informações sobre o “Programa de Exposições 2013” poderão ser obtidas no Marco, pelo telefone (67) 3326-7449, de terça-feira à sexta-feira, das 13h às 17h.
10º Festival América do Sul
Também estão abertos os editais de seleção de espetáculos de dança, teatro, circo e música para artistas sul-mato-grossenses que pretendem apresentar seu trabalho no Festival América do Sul 2013.Serão selecionados cinco espetáculos de artes cênicas, sendo três de teatro e circo e dois de dança. As apresentações acontecem em ruas, praças e escolas de Corumbá e Ladário, em Mato Grosso do Sul ou em Puerto Quijarro ou Puerto Suarez, na Bolívia e estão inseridas na programação do “Arte nas Ruas”, do 10º Festival América do Sul. 
Já o edital de atrações musicais do Festival selecionará cinco grupos, bandas ou cantores de reconhecida atuação em Mato Grosso do Sul para apresentações no Palco das Américas, em Corumbá. As inscrições terminam no dia 4 de fevereiro de 2013. A documentação deverá ser enviada para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 4º andar, Memorial da Cultura e da Cidadania, Campo Grande – MS, CEP 79.002-820. A 10ª edição do evento acontece de 1º a 5 de maio.
“A Manifestação Popular e a consciência são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.

Prof. Augusto Palermo

Formação: Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Email: apsomluzemidia@hotmail.com visite a pagina:
grupodeteatrocenaviva.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário