Facebook

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Só os loucos sabem...




 Matéria publicada no jornal Regional Ponta Porã-MS
em 16-03-2013
Alexandre Magno Abrão, mais conhecido como Chorão, foi o vocalista e principal compositor da banda Charlie Brown Jr., formada em 1992, na cidade de Santos (SP). Nascido em 9 de abril de 1970, em São Paulo, ele teve uma infância difícil e se mudou para o litoral paulista na adolescência, em 1987. “Mexeu com a família, agora se vira, segue a sequência, essa minha quadrilha Charlie Brown”.   A carreira na música começou em um bar, em Santos, quando Chorão foi convidado a substituir um cantor que passou mal antes do show. A partir daí, Chorão conheceu Champignon, Renato Pelado, Marcão e Thiago Castanho, a primeira formação da Charlie Brown Jr. A morte de um artista sempre nos entristece, ainda mais quando a pessoa se vai de forma repentina e inesperada como foi o caso do Chorão. “Histórias nossas histórias, dias de luta dias de glória”. Não é necessário neste momento querer medir a exata importância da banda e dele dentro da nossa música, onde ele acertou e onde errou e tantas outras coisas que, sinceramente, agora são irrelevantes e deverão ser analisadas daqui algum tempo. “Os caras do Charlie Brown invadiram a cidade, chama sua mãe, chama a sua sogra, o coro vai comer.”  O que sabemos é que o sonho é importante para a vida do homem, e também é necessário se preparar para o sucesso, para não cair em armadilhas, A mulher do vocalista do Charlie Brown Jr, Chorão, disse que a morte do músico foi causada pelas drogas. "Infelizmente essa praga mundial  que é a droga e que está acabando com tudo, ganhou", afirmou Graziela Gonçalves durante o enterro,. Chorão foi encontrado morto em seu apartamento na manhã de quarta-feira (6). O enterro aconteceu no Memorial Cemitério Vertical, em Santos (SP), cidade natal do vocalista. “Os bons ainda morrem jovens”, uma observação importante é que das pessoas que admiramos devemos apenas captar as coisas boas e não as ruins, se tem algo bom e que se pode aproveitar com inspiração para nossos dias, então devemos seguir, firmes e fortes, enquanto vocalista da banda de rock artigo 288 a qual iniciamos no ano de 1995, executávamos muitas músicas de cunho de protesto e o Charlie impulsionado pelos Raimundos tinha a missão de seguir a manutenção da consciência jovem, eles que por muito tempo teve por referencia esta banda. Deixou muitas obras e melodias muito boas, curtiremos em breve em um tributo a ele e alguns bons que já se foram. ”Fique atento”.
“Deixe viver deixe ficar deixe estar como está”. Rumbora almejar o futuro. Nosso lugar comum, vendo as coisas como elas são e não se conformando com a situação. Busque mudança e capacitação. Seguimos nossa trilha. Desviando sempre das armadilhas.

MIS debate “O Teatro de resistência nos anos de chumbo"
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através do Museu da Imagem e do Som, realiza no dia 20 de março (quarta-feira), às 14 horas, o debate “O teatro de resistência nos anos de chumbo”. O debate faz parte do projeto “Cultura em Situação”, organizado pelo Núcleo Educativo do MIS e contará com alunos do Curso de Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e demais interessados no tema
O objetivo é debater sobre a importância do posicionamento artístico frente a regimes de opressão, neste caso em especial sobre a ditadura militar brasileira, fazendo um paralelo com a atuação de Glauce Rocha, homenageada pelo MIS este mês com uma exposição audiovisual e mostra de filmes.
Para Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura, o museu é um lugar para se refletir sobre o passado, no presente, para que repensemos nossas práticas para o futuro. “É bastante oportuno o debate sobre a resistência artística tendo como pano de fundo a exposição audiovisual Glauce Rocha”, analisa. “Falar sobre a postura dos artistas frente aos períodos de repressão é algo muito importante, pois, de certa forma, essa postura vai se refletir na identidade cultural e social que temos hoje”.
Serviço - O debate “O teatro de resistência nos anos de chumbo” acontece dia 20 de março (quarta-feira), às 14 horas, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é franca.
Fonte: (FCMS).

Prêmio Culturas Populares...
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) ainda está com  inscrições para o Prêmio Culturas Populares . O edital foi publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de novembro de 2012. O edital selecionará 350 projetos e as inscrições estarão abertas até o dia 5 de abril de 2013. O prêmio terá um investimento total de R$5 milhões e nesta edição homenageia o ator, produtor e cineasta paulista Amácio Mazzaropi, que completaria 100 anos de idade no dia 9 de abril de 2012. O edital destina-se a Mestres da Cultura Popular e a grupos ou comunidades que desenvolvam iniciativas que destaquem e fortaleçam as expressões da Cultura brasileira. informações sobre o prêmio no site do MinC.

Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura...
O Ministério da Cultura (MinC) realiza Oficinas de Implementação de Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura em todas as regiões do país.  Sob a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC), os encontros começam nesta quarta-feira, 13 de março, e seguem até o mês de julho, com previsão de capacitação de 569 gestores. A oficina será realizada em Cuiabá, no Mato Grosso, no Deville Cuiabá (Avenida Isaac Póvoas, 1.000), com duração até o dia 15.
Em todo o país serão implementadas 17 oficinas para capacitar os agentes culturais para a implementação de Sistemas de Cultura em estados e municípios.
A partir do Acordo de Cooperação Federativa assinado com o MinC, os entes se comprometem a criar e a estruturar os Sistemas de Cultura e seus componentes (órgão gestor, conselho cultural, conferências, comissão Inter gestores, plano de cultura, sistema de financiamento da cultura, sistema de informações e indicadores culturais, programa de formação na área da cultura e sistemas setoriais).

 “A Manifestação Popular e a consciência são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.
Prof. Augusto Palermo
Formação: Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
grupodeteatrocenaviva.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário