Facebook

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Oportunidades...





  As possibilidades de se fazer funções que tornem o nosso dia a dia melhor é de certo muito importante e nos dá  um leque de opções para que consigamos melhorar o nosso presente e garantir um melhor futuro. Não veja as dificuldades nas oportunidades, procure sempre encontrar as oportunidades nas dificuldades, isto é importante, procurando tornando você melhor a cada dia.
O Teatro e Grego e sua trajetória...  Entre os atenienses, o teatro ganhou uma caracterização especial ao reforçar a existência de suas instituições e justificar as ações que marcaram o desenvolvimento do imperialismo ateniense. Logo após a apresentação de uma peça teatral, os atenienses costumavam exibir as riquezas obtidas através da cobrança de tributos imposta aos seus aliados. Dessa forma, o teatro se transformava em um importante palco onde o triunfo ateniense era aplaudido por seus políticos, anciãos, soldados e eleitores.
Os gregos costumavam organizar festivais onde diferentes peças teatrais eram encenadas. Cada autor tinha o direito de inscrever até três peças que, costumeiramente, eram encenadas com a utilização de máscaras. A atuação só era feita pelos homens, que também realizavam a interpretação dos papéis femininos.
Em certa altura, o teatro grego passou a se subdividir em duas modalidades: a tragédia, que valorizava os infortúnios dos homens e dos deuses;  e a comédia, que tratava  o cotidiano  de  forma jocosa.
Ésquilo (525 – 456 a.C.) foi um autor reconhecido pelo elogio às conquistas de Atenas e a homenagem aos deuses justiceiros. Em Os persas ele discorre sobre os principais acontecimentos ligados às guerras Greco-pérsicas e realiza uma crítica à prepotência do rei Xerxes. As peças de Ésquilo foram inovadoras ao promover a utilização de diálogos, máscaras e coros que conferiam maior dramaticidade às suas histórias. Este escritor também foi responsável pela criação de Oréstia e Os Sete contra Tebas.
Sófocles (496 – 406 a.C.), autor das obras Édipo Rei, Antígona e Electra, privilegiou a luta dos heróis contra o destino e a influência que os deuses possuíam na vida dos homens. Em Édipo Rei temos a história de um protagonista que mata seu pai e se casa com a própria mãe sem ter ciência do que ocorria. Com as peças de Sófocles, as encenações passaram a contar com a presença de um terceiro interlocutor no palco. Dessa forma, o número de personagens em uma história aumentava.
O escritor Eurípedes (445 – 386 a.C.) tinha forte espírito crítico e tratava com pessimismo as situações envolvendo a vida cotidiana e os costumes de seu povo. As personagens que surgem nas obras As Troianas, Medeia, Andrômaca e Hipólito geralmente discutem as paixões e a miséria do homem. Por acreditar que as mulheres eram mais sujeitas a esse tipo de situação, temos no legado teatral desse autor uma forte presença da figura feminina.                 

Por meio do teatro de comédia e pelo desenvolvimento dos textos críticos e satíricos, a cultura grega ficou conhecida. Aristófanes (445 – 386 a.C.) foi um dos mais proeminentes autores desse gênero teatral e se destacou pelo trabalho realizado em peças como As nuvens, A paz e As vespas. Dotado com forte senso crítico, esse autor do teatro grego era suficientemente ousado para dirigir seu humor contra importantes figuras políticas e divindades do mundo grego.

Educação Profissionalizante...
MinC e MEC selecionam instituições de ensino técnico que irão ofertar cursos na área da Cultura. Consolidando a parceria com o Ministério da Educação (MEC) na formação cultural dos jovens brasileiros, o Ministério da Cultura (MinC) está participando, pela primeira vez, do processo de seleção das instituições de ensino técnico profissionalizante que irão ofertar novas vagas em cursos nas áreas da Arte e da Cultura, no âmbito do Programa Nacional de Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec). São cursos de formação inicial e continuada em fotografia, edição de animação, iluminação cênica, desenho de produtos gráficos web, costura, figurino, contação de histórias, assistência de produção cultural, cerâmica, disc jóquei (DJ), modelismo, organização de eventos, operação de áudio e câmera, entre muitos outros. As negociações de novas vagas para o primeiro bimestres de 2013 seguem abertas até o final do mês de janeiro. A Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura,  já homologou 30% das vagas pretendidas nas áreas de Arte e Cultura para este ano. A intenção é ampliar está oferta para 160 mil vagas até 2020, de acordo com as metas estabelecidas no PNC. A participação do MinC nas negociações das vagas do Pronatec faz parte das ações de integração de Educação e Cultura, em diálogo com um conjunto de metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). Os dois ministérios firmaram convênio de Cooperação Técnica, em 2011.
O Processo de seleção está sendo coordenado pela Secretaria de Formação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SFPT/MEC) junto a institutos federais e estaduais da rede pública de educação profissionalizante e demais instituições afins, como o SENAI, SENAC, SENAT e SENAR.
Fonte:( MinC.)


“A Manifestação Popular e a consciência são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.

Prof. Augusto Palermo

Formação: Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Email: apsomluzemidia@hotmail.com visite a pagina:
grupodeteatrocenaviva.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário