Facebook

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O Teatro a serviço da Literatura...








A algum tempo atrás enquanto educador social presenciei várias formas de manifestações de arte entre os adolescentes e crianças os quais participavam dos projetos municipais, principalmente na oficina de teatro a qual coordenava, pude no decorrer deste tempo perceber a capacidade dos jovens de querer fazer algo que realmente tivesse sentido e não simplesmente passar o tempo, por isso fazíamos o possível para não simplesmente ensinar-lhes um teatrinho, termo este que eles não gostavam de ouvir, mais alguns educadores pensavam assim, pois muitos julgam o teatro de escola como pequeno demais. Existe grande polêmica sobre a definição de Teatro. Porém, se partimos do fato irrecusável de que há uma história, escrita ou memorizada, que dá origem ao drama a ser representado, então o drama está subordinado a uma peça literária, por mais simples e rústica que esta seja. A Arte Dramática ou Arte do Teatro que envolve a arte de bem representar, a arte da iluminação, a arte da montagem do cenário, etc., é uma forma de manifestação artística a serviço da Literatura, assim como também a própria Arte do Livro que envolve a arte da ilustração, a arte da impressão, a arte da encadernação, etc. No Teatro, uma história e seu contexto se fazem reais  e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores em um palco, para um público de espectadores. Por exemplo: um indivíduo pode não acreditar na existência do fantasma em uma história que lê em um livro, mas terá a sensação de realidade desse fantasma se ele o vê no palco, e se o personagem lhe parecer autêntico, por agir do modo como, na sua concepção, um fantasma haveria de agir. Pode ser dito, então, que o teatro é uma forma de manifestação artística, em que uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores em um palco, para um público de espectadores. Por isso devemos contribuir com a arte teatral e sua forma real para que se possa construir um fundamento com todos os detalhes preciosos que uma criança percebe e pode demonstrar em uma história contada para a plateia, enriquecer o texto contado. Começa na leitura, e na observação de seu ambiente.

Bloco dos Sujos...

Parabéns para os organizadores do Bloco dos Sujos que trouxeram a esta festa bonita da fronteira mais alegria em seu final na terça feira, relembrando e revivendo o saudoso “Acostinha” gostei de ver o professor Roberto Urizar curtindo o carnaval. Segundo alguns foliões que me encontraram na Avenida Brasil e pediram para que eu comentasse aqui sobre alguns cidadãos alterados, e que esperavam um pouco mais de sensibilidade durante a passagem do bloco tão somente, por parte dos foliões que não diminuíram o volume do som do carro, e ao contrário, aumentaram o volume do som durante a passagem do bloco. Disseram: “Som alto eu gosto, mais durante a passagem do bloco não. Esperamos que no ano que vem este inconveniente tenha solução”. (o recado está dado).

“A Manifestação Popular e a consciência são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.
Prof. Augusto Palermo
Formação: Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Diretor do Grupo de Teatro Cena Viva.
Email: apsomluzemidia@hotmail.com grupodeteatrocenaviva.blogspot.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário