A
algum tempo atrás enquanto educador social presenciei várias formas de
manifestações de arte entre os adolescentes e crianças os quais participavam
dos projetos municipais, principalmente na oficina de teatro a qual coordenava,
pude no decorrer deste tempo perceber a capacidade dos jovens de querer fazer
algo que realmente tivesse sentido e não simplesmente passar o tempo, por isso
fazíamos o possível para não simplesmente ensinar-lhes um teatrinho, termo este
que eles não gostavam de ouvir, mais alguns educadores pensavam assim, pois
muitos julgam o teatro de escola como pequeno demais. Existe grande polêmica
sobre a definição de Teatro. Porém, se partimos do fato irrecusável de que há
uma história, escrita ou memorizada, que dá origem ao drama a ser representado,
então o drama está subordinado a uma peça literária, por mais simples e rústica
que esta seja. A Arte Dramática ou Arte do Teatro que envolve a arte de bem
representar, a arte da iluminação, a arte da montagem do cenário, etc., é uma
forma de manifestação artística a serviço da Literatura, assim como também a
própria Arte do Livro que envolve a arte da ilustração, a arte da impressão, a
arte da encadernação, etc. No Teatro, uma história e seu contexto se fazem
reais e verídicos pela montagem de um cenário e a representação de atores
em um palco, para um público de espectadores. Por exemplo: um indivíduo pode
não acreditar na existência do fantasma em uma história que lê em um livro, mas
terá a sensação de realidade desse fantasma se ele o vê no palco, e se o
personagem lhe parecer autêntico, por agir do modo como, na sua concepção, um
fantasma haveria de agir. Pode ser dito, então, que o teatro é uma forma de manifestação artística, em que uma história e seu
contexto se fazem reais e verídicos pela montagem de um cenário e a
representação de atores em um palco, para um público de espectadores. Por
isso devemos contribuir com a arte teatral e sua forma real para que se possa
construir um fundamento com todos os detalhes preciosos que uma criança percebe
e pode demonstrar em uma história contada para a plateia, enriquecer o texto
contado. Começa na leitura, e na observação de seu ambiente.
Bloco dos
Sujos...
Parabéns
para os organizadores do Bloco dos Sujos que trouxeram a esta festa bonita da
fronteira mais alegria em seu final na terça feira, relembrando e revivendo o
saudoso “Acostinha” gostei de ver o professor Roberto Urizar curtindo o
carnaval. Segundo alguns foliões que me encontraram na Avenida Brasil e pediram
para que eu comentasse aqui sobre alguns cidadãos alterados, e que esperavam um
pouco mais de sensibilidade durante a passagem do bloco tão somente, por parte
dos foliões que não diminuíram o volume do som do carro, e ao contrário,
aumentaram o volume do som durante a passagem do bloco. Disseram: “Som alto eu
gosto, mais durante a passagem do bloco não. Esperamos que no ano que vem este
inconveniente tenha solução”. (o recado está dado).
“A Manifestação Popular e a consciência são
fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.
Prof.
Augusto Palermo
Formação:
Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor
Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Diretor
do Grupo de Teatro Cena Viva.
Email:
apsomluzemidia@hotmail.com grupodeteatrocenaviva.blogspot.com
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