Facebook

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tá chegando o carnaval..















Enfim, a festa popular mais difundida e alegre do planeta, muito provavelmente seria um disparate confundir esta manifestação com outra qualquer, no Brasil principalmente. Tudo começa pelo principio, ou seja, a comemoração a que? Dançar pra que? Vestir-se deste jeito em reverencia a quem o a que? Aqui no nosso pais é pouca roupa mesmo ou quase nenhuma, em outros lugares tem um pouco mais. Em nosso pais reverenciam a alegria e aos povos que aqui vivem. Segundo pesquisa o carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..  É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque. O carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo. Então é só brincar com responsabilidade e não dirigir depois de beber, ou seja, leve um adulto que tenha habilitação e que não beba, para que ele possa dirigir o seu carro, e tudo resolvido. Seja feliz. Aproveite os festejos do carnaval.
Porque o Teatro...
Dias atrás me questionaram o porque de tanta atenção atualmente para as artes em si e principalmente para o teatro? Respondi que o teatro é uma arte coletiva, que talvez fosse pelo fato de que o teatro pudesse estimular tanto o crescimento individual como o coletivo, pode ele também desenvolver o relacionamento em grupo, o conhecimento a responsabilidade, a concentração e os nossos limites e o domínio das emoções, ingredientes necessários para que se fortaleçam como artistas e indivíduos. O teatro, além de formar artistas, forma acima de tudo cidadãos capazes de criticar, opinar, atuar e transformar. O teatro contribui para que a criança e o adolescente ou mesmo o adulto encontrem seu espaço próprio de expressão. Durante o processo de criação de uma peça, acontece o aprofundamento de temas referentes ao texto, podendo aproximar o indivíduo da literatura, dos mitos, dos escritores, dos compositores, dos poetas e dos pensadores. Isso fortalece os saberes de cada um. Talvez seja por isso que o teatro tenha esta importância, pense um pouco.
“A Manifestação Popular e a consciência são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.

Prof. Augusto Palermo

Formação: Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Email: apsomluzemidia@hotmail.com visite a pagina:
grupodeteatrocenaviva.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário