Facebook

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Em clima de Férias...







Ainda em clima de férias e em tempo de convocar aqueles que querem um pouco mais de alegria e animação e também é claro diversão, procure um pouco de cultura e com certeza você vai se satisfazer por completo, não cultura sozinho, com seus amigos e familiares é claro! Pense um pouco em tudo o que se passa de bom em tua cidade ou região, não vale dizer que não acontece nada, encontre algum amigo que toque um violão sempre tem um, leve junto para  a roda de tereré, será divertido. Tem aquele colega, irmão ou tio maneiro que conta causos engraçados ou piadas, chama ele também, você vai se amarrar, faça um jogo dramático com seus amigos, o teatro proporciona isso a você, use o jogo do adivinha onde estou, funciona assim... Dois vão para o centro do círculo ou para frente dos amigos na sala ou na varanda e sem combinar começam através de mímica a gesticular o local onde estão e o que estão fazendo, pode variar com o jogo do objeto que é aquele que advinha o objeto imaginário que tem nas mãos do outro, tem que ser criativo e com bastante imaginação, lembrando que ganha o jogo quem adivinhar a mímica do colega, e é claro que daí é a vez de quem ganhou fazer com que o outro adivinhe, assim até todos participarem. Siga nessa pegada e você vai fazer um programa bem alternativo e divertido nas férias.
 As Dionisíacas e Origem do teatro Grego...
Atenas é considerada a terra natal do teatro antigo, e, sendo assim, também do teatro ocidental. "Fazer teatro" significava respeitar e seguir o culto a Dionísio. Como a vida dos deuses da mitologia grega estava diretamente ligada aos habitantes da Grécia, influenciando até as guerras, nada mais natural do que homenageá-los. Dionísio, deus da uva, do vinho, da embriaguez e da fertilidade, a princípio, era homenageado pelos primitivos habitantes da Grécia, por meio de procissões que procuravam relembrar sua vida. O cortejo era realizado na época da colheita da uva. Os habitantes acreditavam que dessa forma garantiriam, sempre, uma abundante colheita. Aos poucos, e ao longo de centenas de anos, as procissões vão se organizando melhor. O que inicialmente era um grupo de pessoas desorganizadas, cantando e dançando a luz de tochas, sacrificando o bode (animal que comia o broto das uvas); com o passar do tempo se transformou em grandiosas representações, que reunia toda a comunidade, em diferentes khorós (coral ou coro) cantados por participantes vestidos de bodes, os sátiros, e pelas ninfas. Uma forma análoga às procissões Dionisíacas é a da Semana Santa Cristã, onde a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo são relembradas. Assim eram as Dionisíacas, até que um corifeu de nome Téspis começou a percorrer as cidades com uma carroça que se prestava, às vezes, de palco, e ao redor da qual, se reuniam os espectadores. Em 534 a.C., Téspis, resolve encarnar a personagem de Dionísio, e transforma a narração feita na 3ª pessoa, em um discurso proferido na primeira pessoa. Os cidadãos embriagados pelo vinho e afoito por novidades, comprimiam-se na praça do velho mercado de Atenas, a mais importante cidade do Estado da Grécia. Inesperadamente, afirma: “Eu sou Dionísio, deus da alegria”! Um surpreendente sacrilégio. Um homem postando-se como um deus. Houve revolta e medo em alguns. Muitos, porém, viam essa postura, como um louvor ao deus do Vinho. Foi também o instante em que, pela primeira vez, um obscuro e arrogante grego se faz aceitar, pelos atenienses do mercado, como deus de carne e osso: era o nascimento do Teatro. O período entre os séculos seis a. C. e cinco a. C. é conhecido como o "Século de Ouro". Foi durante esse intervalo de tempo que a cultura grega atingiu seu auge. Atenas tornou-se o centro dessas manifestações culturais e reuniu autores de toda a Grécia.
Edital Curta - Afirmativo ...
As inscrições foram prorrogadas até 25 de março
As inscrições no Edital de Apoio para Curta-Metragem Curta - Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual foram prorrogadas até as 23h59 do dia 25 de março. O concurso, uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, tem o objetivo de valorizar e dar protagonismo à juventude negra na produção audiovisual e faz parte do conjunto de editais lançados pelo Ministério da Cultura voltados para criadores e produtores negros. Com tema livre, as produções podem ser de ficção, documentário ou animação. Serão selecionados seis projetos de curta-metragem, com duração entre 10 e 15 minutos, dirigidos ou produzidos por jovens negros de 18 a 29 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por pessoas físicas, por meio do sistema online SalicWeb, cujo acesso é pelo site do Ministério da Cultura. Os projetos vencedores serão contemplados com R$ 100mil para sua realização. Acesse o edital e seus anexos para informações adicionais.




“A Manifestação Popular e a consciência são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.

Prof. Augusto Palermo

Formação: Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Email: apsomluzemidia@hotmail.com visite a pagina:
grupodeteatrocenaviva.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário