Facebook

terça-feira, 26 de março de 2013


Tem que melhorar...

A luta pela cultura esta em pleno vapor em nosso país e podemos perceber que muita coisa já mudou e devemos almejar um pouco mais. Pois quando se atinge este patamar de observação é porque pode sim melhorar. O que os artistas, produtores culturais e os gestores em cultura nos municípios brasileiros percebem é que muito difícil é trabalhar com o orçamento curto, não se consegue valorizar os talentos locais, o suficiente, pois muitas vezes dividem o recurso com outra secretaria e isto torna as finanças mais escassas para as duas partes, infelizmente, mas as coisas estão melhorando e podemos observar isso em nosso estado e também nos municípios, como a luta de movimentos culturais populares, reivindicando e mostrando a necessidade de uma valorização mais intensa de nossas raízes e bens culturais, se necessita de orçamento para os profissionais conseguirem desenvolver um bom trabalho e os governantes estão nesta tendência de apoiar o que é produzido em sua terra. Acompanhemos então as ações que irão beneficiar a parte cultural de nosso município, incentive os mais novos e prestigiem os que estão começando agora, proporcione mais conhecimento, faça a sua parte e lutemos então por mais cultura! Isto é desenvolvimento.

Comissão de Cultura na câmara dos deputados...
“Aplausos para a decisão da Câmara!”. Foi assim que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, comentou a decisão do Plenário da Câmara dos Deputados que aprovou, nesta quarta-feira (27), o desmembramento da Comissão de Educação e Cultura para a formação de dois colegiados distintos. A aprovação do Projeto de Resolução 166/13, que autoriza a separação das comissões, foi por votação simbólica.
“Educação e Cultura caminham juntas, mas a Comissão em conjunto acabava não dando o devido destaque à Cultura. Desta forma, a Cultura passa a ter em sua comissão membros mais vocacionados e dedicados, e provavelmente a Cultura terá um orçamento mais condizente com sua importância.”, argumentou Marta Suplicy.
De acordo com a Mesa Diretora da Câmara, a criação de colegiados distintos para Educação e para a Cultura deve permitir um envolvimento maior dos deputados com os projetos relativos a cada uma dessas áreas, favorecendo a especialização em torno de temas de alta complexidade.
A nova divisão passa a valer a partir desta quinta-feira (28/02), com a publicação da aprovação no Diário do Congresso. Os deputados devem entrar em acordo para que a titularidade da Comissão de Cultura possa ser cumulativa com a de outras comissões. Para isso, uma votação deverá ser feita sobre esse assunto.  Fonte : Agência Câmara Notícia
Bandas de Musica...
Este ano o prêmio irá contemplar cerca de 150 projetos com a distribuição gratuita de instrumentos de sopro. Podem participar da seleção grupos musicais denominados ‘Banda de Música’, ‘Banda Municipal’, ‘Banda Sinfônica’, ‘Banda de Concerto’, ‘Banda Filarmônica’ e ‘Sociedade Musical’. As inscrições estão abertas até o dia 21 de março e podem ser feitas no site da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC).
O edital, publicado visa o reconhecimento e a melhoria da qualidade técnica e artística de grupos musicais, por meio da distribuição gratuita de instrumentos de sopro.
Cada proponente poderá escolher até cinco instrumentos, entre as noves modalidades que estão sendo ofertadas –Bombardino em Sib, Bombardão Tuba ¾ em Sib, Clarineta 17 Chaves em Sib, Saxofone Alto em Mib, Saxofone Tenor em Sib, Trompete em Sib, Trombone de Vara em Sib, Flauta Transversal em Dó, e Trompa Cromática em Fá/Sib.(Fonte: Funarte/MinC)

“A Manifestação Popular e a consciência são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.
 Prof. Augusto Palermo
Formação: Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
Diretor do Grupo de Teatro Cena Viva.
Email: apsomluzemidia@hotmail.com grupodeteatrocenaviva.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário