Facebook

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CULTURA E MUITO MAIS






O fim do mundo...
Segundo a revista Galileu, a  Nasa divulgou um vídeo de resposta às várias teorias que se popularizaram sobre o fim do mundo em dezembro de 2012. Nele, o cientista do Laboratório de Propulsão de Jatos Don Yeomans discorre sobre cada uma das hipóteses mais conhecidas e explica por que elas não se concretizarão. Primeiro, Yeomans explica que toda essa comoção em volta do dia 21 de dezembro de 2012 começou com o calendário Maia, que terminaria neste dia. Mas, segundo o cientista, o que está indicado no calendário é o fim de um ciclo e o início de outro, não o apocalipse. Ele o compara com a forma em que nós contamos os anos – todos os dias 31 de dezembro um ciclo termina, para outro começar no dia 1 de janeiro. Depois o especialista da Nasa fala sobre Nibiru, um planeta que seria quatro vezes maior do que a Terra, também conhecido como “Planeta X”. Segundo outra teoria do apocalipse, esse astro estaria em uma rota de colisão com a Terra. Para Yeomans, é impossível que ninguém tenha detectado Nibiru se aproximando, se isso realmente estiver acontecendo. “Tem gente que acredita que a Nasa está escondendo essas informações. Mas existem milhares de astrônomos fora da organização que olham para os céus todas as noites. Com certeza, eles teriam notado essa movimentação”, argumenta o cientista. Então nos resta esperar e fazermos o que tiver que ser feito não é?
Se não for o fim do mundo mesmo desta vez, certo? Tomara que não seja!!!

Então é natal...
Esta se aproximando mais um natal, e começamos a relembrar de muitos momentos de felicidade e alegria em que nós enquanto seres humanos e sujeitos a provações neste plano terreno cumprimos até aqui, passamos a pensar em coisas boas e outras nem tanto que ocorreram neste ano de 2012, isso é primordial relembrar, nos faz bem, pois podemos colocar na balança e possibilitar correção de alguns erros, isto é normal. Muitas pessoas têm onde passar o seu final de ano de forma segura e confortável, mais muitos no Brasil, e em nossa Cidade não tem nem o que colocar em sua mesa, não pode oferecer brinquedos novos aos seus filhos e também não terá ceia de natal, mais se lembra disso como todos nós, com fé em Deus e acreditando que tudo vai melhorar. Isto é importante!! Acreditemos então em um futuro melhor, para nós e para os mais necessitados, em novas situações e se for possível ajudar outras pessoas, que assim seja. Siga sua fé, seja humilde e sincero. Acredite que as mudanças são importantes para o fortalecimento do ser. Que neste natal não seja somente para se fazer as compras,  mais que seja para rever nossos conceitos e ações. Um feliz natal a todos. E por falar em ações que possibilitam um fazer de conceitos bons e encerramento de ano, nesta terça feira teve o encerramento do curso de violão da FUNCESPP, e entrega de certificados.  Foi bonito demais e todos os jovens formandos estavam empolgados e tocaram muitas músicas, parabéns ao professor Gustavo, parabéns também aos coordenadores das atividades da Fundação, foi emocionante para quem prestigiou.
Vamos fortalecer mais esta importante atividade cultural.

O teatro e as formas de conflito...
A forma mais comum de conflito no teatro é entre o Bem conta o Mal. Entretanto há muitas outras formas de se instaurar um conflito, sem necessariamente envolver valores absolutos de certo e errado: Criacionismo X Darwinismo, Capitalismo X Socialismo, Homem X Mulher, Corinthians X Palmeiras, Rico X Pobre,  Força X Inteligência, etc.
Um texto sem drama tende a ser um discurso, isto é, uma preleção não teatral. Mesmo um monólogo deve propor um conflito, seja interno, seja contra fatores externos à cena em que se ambienta um contra o outro personagem, interpretado pelo mesmo ator ou até mesmo invisível. O diálogo é a parte reveladora das personagens. Um personagem pode falar com outro personagem em cena, diretamente ao espectador e até consigo mesmo. As possibilidades de diálogo são:
- Réplicas - discurso puro do personagem que se exprime;
- Quiproquó: diálogo confuso resultante de um engano ou mal-entendido entre os personagens;
- Aparte ou Solilóquio: réplica em que um personagem fala para si mesmo, simulando não ser ouvida pelos outros personagens. É como um pensamento em voz alta que é ouvido apenas pelo público;
- Monólogo: encadeamento de réplicas partilhando pensamentos e sentimentos de um personagem sozinho diante do público.
Informativo Cultural
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, o projeto de lei que cria o vale-cultura, nos mesmos moldes que hoje os empregadores pagam vale-refeição e vale-alimentação aos seus funcionários. O benefício será de R$ 50,00 por mês e será pago preferencialmente por meio eletrônico, como um cartão. A proposta segue para apreciação pelo Senado.
A matéria aprovada pela Câmara retoma o texto original que saiu do Poder Executivo. Todas as mudanças feitas no Senado foram descartadas e o projeto voltou a tramitar do início. Se o Senado fizer alterações, o texto volta para a Câmara, de onde segue para sanção presidencial.
O benefício vale para os trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos e será distribuído pelas empresas que aderirem ao programa Cultura do Trabalhador.
O dinheiro deve ser usado na compra de produtos ou serviços culturais, como livros, ingressos para cinemas, teatros e museus. As empresas poderão descontar do trabalhador até 10% do Vale-Cultura, mas ele terá a opção de não aceitar o benefício.
Ainda vindo da agência do senado federal notícias muito boas para a cultura neste final de ano. O Brasil dá um grande passo ao instituir o Sistema Nacional de Cultura.

Seguimos perlutando pela cultura...

UM FELIZ NATAL A TODOS E QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE.

“A Manifestação Popular e a consciência são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação inteligente”.

Prof. Augusto Palermo

Formação: Teatro/ Letras/ Locutor Animador e Apresentador/ Educador Social/Produtor Cultural/ Presidente do Conselho Municipal de Cultura.
grupodeteatrocenaviva.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário