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quinta-feira, 26 de abril de 2012

O TEATRO NA EDUCAÇÃO Augusto Palermo A arte do Teatro vem de encontro a tudo o que conhecemos como importante para nossos dias, em que vivemos correndo em busca de algo sem muitas vezes olhar ao redor ou justificar um significado para as nossas ações, a não consciência de nossas possibilidades nos deixa sem atitude, nos limitando, passamos a apenas justificar os nossos erros e seguimos tentando. Quando se possibilita ao jovem e a criança a sensibilidade em sua formação, poderemos propiciar um desenvolvimento significativo em seu estágio de aprendizagem. Platão foi o primeiro filósofo a preconizar um sistema de educação baseado na atividade artística. E Comênio, filósofo e educador proclamou as vantagens pedagógicas da arte, ainda que sob o caráter de jogos. Pestalozzi, iniciou a primeira tentativa no sentido de conferir a criação artística uma fisionomia de aprendizagem metódica e sistemática. SOUZA afirma que: "Os movimentos de renovação artística, iniciados na Segunda década do século passado, os estudos de psicologia infantil, as doutrinas da Nova Escola e, sobretudo, as pesquisas antropológicas imprimiram nova conceituação à atividade criadora, e seus reflexos se fizeram sentir por fim, na Pedagogia e na metodologia didática, abolindo os processos mecânicos e colocando em primeiro plano, a atividade criadora expressiva”TEATRO. As atividades teatrais na educação visam ampliar instrumentos eficazes na utilização nas diversas disciplinas, como meio de exercitar a expressão corporal, imaginação, autoconhecimento, consciência crítica, política, cidadania e maior motivação interativa e integrativa . Projeto de pesquisa: Professor Augusto Palermo

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